Tratamento de resíduos
CAPA 1
1) INTRODUÇÃO: 5
1.1) Precipitação 5
1.2) Titulação 6
Titulação ácido-base 6
Titulação Ácido forte/Base forte 6
Titulação Ácido fraco/Base forte 7
Titulação Base fraca/Ácido forte 7
Titulação Base fraca/Ácido fraco 8
1.3) Volumetria 8
2) OBJETIVOS: 9
3) MATERIAL UTILIZADO: 9
4) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: 10
4.1) Solução de HCl 10
4.2) Solução de NaOH 10
4.3) Titulação 11
5) RESULTADOS: 11
5.1) Tratamento do acetato de chumbo 11
5.2) Massa do ácido clorídrico 11
5.3) Massa Hidróxido de sódio (NaOH 1,0mol L-¹) 11
5.4) Titulação 12
5.5) Solução NaOH 1mol por L para total de caldo 12
6) DISCUSSÃO: 13
7) CONSIDERAÇÕES FINAIS: 13
8) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 13
1) INTRODUÇÃO:
1.1) Precipitação
A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química. O sólido formado na reação química é chamado de precipitado. Isso pode ocorrer quando a substância insolúvel, o precipitado, é formado na solução devido a reação química ou quando a solução foi super saturada por um composto. A formação do precipitado é um sinal de mudança química. Na maioria das vezes, o sólido formado "cai" da fase, e se deposita no fundo da solução (porém ele irá flutuar se ele for menos denso do que o solvente, ou formar uma suspensão).
Essa reação é útil em muitas aplicações industriais e científicas pelo qual a reação química pode produzir um sólido que será coletado da solução por filtração, decantação ou centrifugação.
Um estágio importante do processo de precipitação é o começo da nucleação. A criação de uma hipotética partícula sólida inclui a formação de uma superfície, o que necessita de energia baseado na relação energia de superfície do sólido e da solução. Se essa energia não estiver disponível, e nenhuma superfície de nucleação adequada estiver disponível, ocorre supersaturação.
Um exemplo de reação de precipitação: Nitrato de prata aquoso (AgNO3) é adicionado em uma solução contendo cloreto de potássio (KCl) e a precipitação