Gerenciamento de memória
Endereço Lógico e Físico
O endereço lógico é um endereço que é obtido em relação ao programa em execução, como os endereços lógicos iguais podem ter endereços físicos diferentes, pois os programas podem estar em espaços de endereçamentos diferentes.
Endereço lógico é o endereço no nível de programa que é gerado na compilação, ele enxerga a memória como sendo unicamente para o programa. Através da realocação dinâmica que consiste em utilizar um endereço base (endereço físico) e os endereços lógicos como offset, obtêm o endereço físico para cada endereço lógico. Sendo o endereço físico um endereço que representa uma localização real e valida na memória.
Alocação De Memória
A memória principal deve acomodar tanto o sistema operacional como os vários processos dos usuários. Portanto, precisamos alocar porções diferentes da memória principal da maneira mais eficiente possível. A memória é normalmente dividida em duas porções: uma para o sistema operacional residente e outra para os processos de usuário. Podemos alocar o sistema operacional tanto na memória baixa quanto na alta. O fator principal que afeta esta decisão é a posição do vetor de interrupções. Como o vetor de interrupções freqüentemente ocupa a memória baixa, os programadores usualmente alocam também o sistema operacional na memória baixa.
Memória virtual
Memória virtual é uma técnica que usa a memória