Identidade e alienação
Setor de ciências aplicadas departamento de Serviço Social
Fundamentos Históricos, Teórico-metodológicos do Serviço Social.
Criscieli Ferraz de Souza
Serviço Social
Identidade e Alienação
Ponta Grossa
2012
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Criscieli Ferraz de Souza
Trabalho apresentado na disciplina de Fundamentos Históricos,Teórico-Metodologico do Serviço Social,para requisito da nota parcial do 1º Bimestre.
Orientadora:Lenir Mainardes
Ponta Grossa
2012
Serviço Social:A ilusão de servir
Capitalismo industrial e polarização social
Nesse primeiro capitulo a autora aborda toda a questão do capitalismo,e o que ele trouxe de bom e ruim.
Com o capitalismo veio a desigualdade,onde os trabalhadores precisavam lutar para sobreviver em meio a tanta desigualdade.
A autora relaciona o capitalismo e o serviço social,tentando fazer-nos entender ate que ponto o capitalismo e ruim para nós trabalhadores.
O capitalismo tem vários significados para aqueles que o estudam.
Com a escensão do capitalismo veio as maquinas que substituíram as forças do homem, para que se pudesse atender o ritmo da produção era necessário mão de obra, e então os trabalhadores passavam a viver nos arredores das fabricas,fazendo que surgem as chamadas cidades industriais.
O modo de produção capitalista não representava um momento da historia mas o momento final,para a sociedade o capitalismo significava uma grande exploração das suas próprias vidas,da burguesia para com o proletariado q era exatamente a população.
Ascensão do capitalismo e manifestações operarias
Os trabalhadores não estavam organizados com interesses comuns com relação a sua classe, mas com o passar dos anos foram surgindo varias invenções, e essas portanto ajudavam o capital a se desenvolver atingindo