Identidade e alienação
Disciplina: Questão Social no Brasil.
Daens e a Questão Social
O filme Daens um grito de justiça, aborda varias expressões da Questão social, que surgem após a implantação do sistema capitalista que impulsionou a Revolução industrial. A questão social surge da relação antagônica do Capital x trabalho.
A partir da relação capital x trabalho é que surgem desigualdades entre as classes, onde a classe dominante a “burguesa”, detentora dos meios de produção ficavam cada vez mais rica, enquanto os trabalhadores e operários eram submetidos a longas jornadas de trabalho e sujeitados a salários baixíssimos, entregues a pobreza.
O descontentamento por parte da classe menos favorecida desencadeou vários conflitos contra os burgueses, principalmente após as chegada do Padre Daens a cidade de Aaslt, que se uni aos trabalhadores e os ínsita a lutar por melhores condições de trabalho, (na época em que se passa o filme não existia leis de direitos trabalhistas).
O padre Daens se depara com varias expressões da questão social, como:
- A exploração da mão-de-obra de mulheres e crianças. As crianças a partir dos 6 anos já começavam a trabalhar encarando jornadas exaustivas de trabalho.
- A prostituição de crianças e adolescentes, em troca de alimentos ou míseros trocados.
- O desemprego.
- O alcoolismo, homens se entregavam a bebida por não conseguirem trabalho.
- A falta de estrutura, de moradia, saúde, o aumento da violência, tudo isso desencadeado pela desigualdade social. A Igreja era a instituição que fiscalizava os direitos sociais do povo, o que se tornava uma grande irônica pois o bispo era totalmente conivente com as atrocidade dos empresários da fabrica para com seus operários. Os operários por sua vez sabiam dessa conivência da igreja para com os burgueses, tanto que o padre Daens de inicio encontra resistência por parte da classe menos favorecida em aceitar sua ajuda, pois diziam que padres eram somente para os ricos. O padre