Metodo de arquivamento
Guardar não é difícil, porém guardar com inteligência, critério e obedecendo determinada sistemática deve ser o propósito do arquivista.
Conceito
A necessidade de comunicação é tão antiga como a formação da sociedade humana, o homem, talvez na ânsia de se perpetuar, teve sempre a preocupação de registrar suas observações, seu pensamento, para os legar às gerações futuras.
Assim começou a escrita. Na sua essência. Isto nada mais é do que registrar e guardar. Por sua vez, no seu sentido mais simples, guardar é arquivar.
Por muito tempo reinou uma completa confusão sobre o verdadeiro sentido da biblioteca, museu e arquivo. Indiscutivelmente, por anos e anos, estas instituições tiveram mais ou menos o mesmo objetivo. Eram elas depósitos de tudo o que se produzira a mente humana, isto é, do resultado do trabalho intelectual e espiritual do homem.
Biblioteca
É o conjunto de material impresso ou não impresso disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.
biblioteconomia
É, para uns, a ciência e, para outros, a técnica que ensina a organizar e administrar bibliotecas, Inclui documentação e ciência da informação.
Museu
É o lugar destinado ao estudo, à reunião e à exposição de obras e peças de valor, representativas dos diferentes campos do conhecimento humano.
Arquivo
É toda a coleção de documentos conservados, visando à utilidade que poderão oferecer futuramente. Dá-se o nome de arquivo não só o lugar onde se guarda a documentação, como à reunião de documentos guardados. Portanto arquivar é guardar qualquer espécie de documento, visando a facilidade de encontrá-lo, quando procurado.
O arquivo, quando bem organizado, transmite ordens, evita repetição desnecessárias de experiências, diminui a duplicidade de documentos, revela o que está por ser feito, o que já foi feito e os resultados obtidos. Constitui fonte de pesquisa para todos os ramos administrativos e auxilia o administrador a tomada de