Identidade e alienação
Tatiane Moura de Souza e Kamila Cristiane Ferreira Nunes
Prof. Maria Geraldina Venancio
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (ses0040) – Prática do Módulo III
10/11/2011
RESUMO
Este paper tem como objetivo de apresentar o funcionamento da APAE (Associação de pais e amigos dos excepcionais). Que é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, com apoio da sociedade civil e parceiros. Nosso instrumento de trabalho é a APAE de Alvorada- RS. Mostrar como funciona o serviço social nessa instituição, seus objetivos, junto a família, promovendo a independência, inclusão, e fortalecendo laços e vínculos.
Palavras-chave: família, assistência. (São 2 palavras)
1 INTRODUÇÃO
A Apae é uma instituição não governamental,que tem como principal objetivo,prestar serviços de assistência social no que diz respeito a melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência, conscientizando cada vez mais a sociedade,na perspectiva de inclusão social de seus usuários.Atua na capacitação,nos direitos,em todas as políticas públicas,apoiando na inclusão escolar e articulando com vários setores e preparando para o mercado de trabalho.auxiliando e dando apoio as famílias a saberem lidar com o deficiente,e conviver melhor com a deficiência,trabalha para o deficiente ter um envelhecimento saudável.
2 O SURGIMENTO DA APAE
É um movimento que se destaca no país pelo seu pioneirismo. Nascido no Rio de Janeiro no dia 11 de dezembro de 1954, na ocasião da chegada ao Brasil de Beatrice Benis,procedente dos Estados Unidos,membro do corpo diplomático norte-americano e mãe de uma portadora de Sindrôme de Down. Motivado por ela, surgem um grupo com interesse nesse propósito, para promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e sua inclusão social.Toda essa mobilização contou com vários profissionais que apoiaram essas famílias,fazendo estudo