Relat Rio Titula O
RECIFE
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO DE ANÁLISES QUÍMICAS
Aluna: Vanessa da Silva Santos
Matrícula: 01103812
Relatório: Titulação
Trabalho apresentado ao curso de Análises Químicas ao Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU, à disciplina processos químicos tecnológicos.
Prof. Sandra Cristina.
RECIFE
2015
1. OBJETIVO
O experimento realizado teve por objetivo a determinação da concentração da amostra de concentração desconhecida de carbonato de sódio (Na2CO3) por meio da técnica de titulação, a verificação da importância sobre a análise em triplicata visando à prática da rotina em laboratórios.
2. INTRODUÇÃO
A titulação e um método de análise volumétrica, amplamente utilizada em laboratório de analises químicas para que se possa determinar a concentração de substância reagente desconhecida ou até mesmo para verificação e/ou padronização.
A titulação pode ser volumétrica ou gravimétrica. Em uma titulação gravimétrica mede-se a massa da solução-padrão consumida na determinação e na volumétrica, o volume. O procedimento volumétrico é o mais conhecido e o mais utilizado, enquanto que o gravimétrico é usado somente em alguns casos especiais.
Na titulação volumétrica adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta ou na pipeta (titulante), à outra solução que se encontra no Erlenmeyer (titulado) ocorrendo entre as duas uma reação ácido-base (basicamente, uma reação química que ocorre entre um ácido e uma base), como mostrado na figura abaixo:
As titulações podem ser classificadas segundo a reação química que nelas ocorrem. Assim, podemos referir as seguintes titulações:
Titulação ácido-base (realizada nesta atividade);
Titulação de precipitação;
Titulação de oxidação-redução;
Titulação de complexação
Numa titulação ácido-base, como o nome indica, ocorre uma reação entre um ácido e uma base. Esta reação é completa, e ocorre uma