Relat Rio Titula O
Na aula prática de fundamentos de química realizou-se a preparação de solução de Hidróxido de Sódio 0,1 mol.L-1, de Ácido Clorídrico 0,1 mol.L-1 e uma solução padrão primária de Ácido Oxálico(C2H2O4.2H2O). A partir de então, realizou-se a padronização da solução de Hidróxido de Sódio com Ácido Oxálico e determinou-se o teor de Ácido Acetilsalicílico em um comprimido de Aspirina.
De acordo com o livro " Princípios de química"- Peter Atkins e Loretta Jones, uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. O componente da solução que está em maior quantidade, é em geral chamado de solvente (água por exemplo), e as substâncias dissolvidas são chamadas de solutos. Normalmente, é o solvente quem determina o estado físico da solução (se sólido, líquido ou gás). Uma solução padrão primário possui um grau de pureza que serve como referência na titulação,por isso preparou-se a solução padrão primário de Ácido Oxálico para a padronização da solução de Hidróxido de Sódio.
No preparo das soluções de Hidróxido de Sódio 0,1 mol.L-1 e de Ácido Clorídrico 0,1 mol.L-1 e na padronização da solução de Hidróxido de Sódio com Ácido Oxálico foi utilizado o método da dissolução com água destilada.O método de dissolução consiste em dissolver solutos em solventes, ou seja produzir uma solução.
Na padronização da solução de Hidróxido de Sódio e Ácido Oxálico, e na determinação da porcentagem em massa de Ácido Acetilsalicílico num comprimido de aspirina, realizou-se o processo de titulação. Em uma titulação, o volume de uma das soluções é conhecido e mede-se o volume da outra solução necessário para a reação completa.A solução a ser analisada é chamada de analito. O volume conhecido do analito é transferido para um frasco,usualmente com uma pipeta. Então, uma solução de concentração conhecida de reagente é vertida no frasco por uma bureta até que todo analito seja reagido.A solução contida na bureta é chamada de titulante e a diferença das leituras dos