DEFINIÇÕES BASICAS DE ESTATÍSTICA
Definição de estatística
Segundo Triola (2012), o termo “estatística” pode ter duas acepções. A primeira delas se refere números, como taxas ou percentis, obtidos a partir de dados. É o caso do exemplo abaixo, no qual o termo “estatística” foi usado para informar o percentual de mulheres picadas por cobras no Brasil.
A segunda acepção é relativa a uma ciência que desenvolve métodos de análise. Assim, a Estatística enquanto ciência consiste de um conjunto de metodologias que auxiliam a elaboração de experimentos, a coleta de dados e sua posterior disposição, condensação, análise e interpretação, o que possibilita a obtenção de conclusões (TRIOLA, 2012). O artigo abaixo descreve um estudo que utilizou métodos estatísticos para elaborar três cenários futuros relativos às demandas para a produção de biocombustível a partir de dados coletados no presente e no passado. As informações estatísticas dos cenários podem ajudar nos processos de tomada de decisão.
Definição de população
É o conjunto que engloba todos os elementos (pessoas, marcas, valores, plantas, medidas e etc.) a serem pesquisados. Se baseando na pesquisa abaixo, feita pelo IBGE, população seriam todas as residências do Brasil.
Definição de amostra
Seria inviável avaliar toda uma população, portanto é extraída dela uma amostra, a qual se trata de um subconjunto de unidades dessa população, que irá representar essa população permitindo ser inferidas conclusões sobre a população como um todo.
Existem vários métodos de seleção de uma amostra, esses métodos são chamados de amostragem.
Tipos mais comuns de amostragens:
Amostragem aleatória: Através de sistema computacional ou outros métodos são gerados números aleatoriamente. Assim cada elemento da população tem a mesma chance de ser escolhido.
Amostragem estratificada
A população é dividida em subpopulações (estratos) que compartilham as