determinação de cobre II em amostras de água
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
QUI0307AA QUÍMICA INORGÂNICA II
PRÁTICA 3: DETERMINAÇÃO DE COBRE (II) EM AMOSTRAS DE ÁGUA POR ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR NA REGIÃO DO VISÍVEL
BANCADA: 03
1. OBJETIVO
Determinar a concentração de cobre II de uma amostra desconhecida através da utilização da técnica de espectroscopia de absorção molecular na região do visível. Para isso, primeiramente deve ser realizada a curva de calibração do aparelho através de soluções conhecidas.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
A determinação de elementos em amostras é de grande importância, pois baseado nos seus resultados pode-se avaliar, por exemplo, a qualidade de águas. Uma das técnicas mais utilizadas é a espectroscopia de absorção molecular na região do visível aplicada para determinações quantitativa de compostos orgânicos e inorgânicos contendo grupos absorventes. Já a absorção molecular é valiosa para a identificação de grupos funcionais nas moléculas..
A espectroscopia no ultravioleta visível (UV/VIS) envolve a espectroscopia de fótons (espectrofotometria). A mesma utiliza luz na faixa do visível, do ultravioleta (UV) próximo e do infravermelho próximo. Nessas faixas de energia as moléculas sofrem transições eletrônicas moleculares. São utilizadas radiações eletromagnética cujos comprimentos () variam entre 200 a 780 nm. Quando estimulada com esse tipo radiação, a molécula do composto pode sofrer transições eletrônicas por ocasião da absorção de energia quantizada. O espectro eletrônico de absorção é o registro gráfico da resposta do sistema ao estímulo. A radiação pode sofrer alguns efeitos, tais como: Transmissão, Refração, Reflexão, Espalhamento, Polarização, Efeito Fotoelétrico, Emissão e Absorção, sendo que os três últimos são propriedades mecânicas quânticas da radiação.
Para a determinação de espectroscopia de absorção molecular na região do visível são utilizados equipamentos conhecidos como