Relat Rio De CuSO4
Trabalho realizado para ser avaliado na ETEC Trajano Camargo no componente
Curricular - MQ - Metrologia Química
Professor: Edivaldo Química: 4º Ciclo
Alunos: Bruno Nascimento n° 07 Rafael Antunes n°26
Limeira – SP; 27/10/2010
RESUMO
O trabalho consistiu na análise do hidrato sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4 . 5 H2O), pelo método da gravimetria de volatização realizando cálculos com os resultados obtidos pela dupla e posteriormente com os resultados da sala, com esses dados achamos a média, desvio padrão, variância, mediana, coeficiente de variação, desvio padrão relativo, faixa e aplicamos erro absoluto e erro percentual.
OBJETIVO
Determinar o grau de hidratação do sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4 . 5 H2O), pelo método da gravimetria e realizar cálculos de erro.
INTRODUÇÃO
Análise Gravimétrica
A análise gravimétrica está baseada na medida indireta da massa de um ou mais constituinte de uma amostra, por medida indireta deve-se entender converter determinada espécie química em uma forma separável do meio em que esta se encontra, para então ser recolhida e, através de cálculos estequiométricos, determinada a quantidade real de determinado elemento ou composto químico, constituinte da amostra inicial.
Pode ser dividida em: precipitação e volatilização. Precipitação: em linhas gerais segue a seguinte ordem: Precipitação, filtração, lavagem, aquecimento e pesagem.
Inicialmente, o item em análise encontra-se em uma forma solúvel em determinado meio. Vários íons podem ser determinados por gravimetria, são precipitados com um reagente e pesados após secagem.
Para ser realizada a separação, é adicionado um agente precipitante, o item é então convertido em uma forma insolúvel neste meio, de modo que: ocorre o surgimento de fases e não há perda