Relatorio de Fisica
Instituto de Física – Universidade Federal de Uberlândia
Av. João Naves de Ávila, 2121 – Santa Mônica – 38400-902 – Uberlândia – MG – Brasil.
Resumo: Nesse experimento desejamos calcular experimentalmente os calores específicos do cobre, alumínio e latão. Para obter esses valores utilizamos uma mistura de duas quantidades de água em diferentes temperaturas. Na determinação do calor específico do alumínio foi usado 100g de água à 17ºC e à 71ºC, tal que a temperatura final da mistura fosse T=22ºC, determinando para o alumínio c=0,2226cal/g.ºC, contendo um erro 3,5%. Posteriormente, para o latão foi usado água=100g à 17ºC e 92ºC, tal que a temperatura final T= 23ºC, obtendo assim c= 0,1136cal/g.ºC, contendo erro de 22,8% comparado com a literatura. Já para o cobre, utilizamos 101g de água, à 17ºC e 86ºC, tal que Tf= 22,1ºC,e o calor específico do cobre c=0,0923cal/g.ºC, contendo erro de 2,7%.
1. Introdução
Calorímetro é um aparelho isolado termicamente do meio ambiente usado para fazer estudos sobre a quantidade de calor trocado entre dois corpos de temperaturas diferentes.
É usado para a determinação do calor especifico das substancias, conforme realizado na pratica em estudo, usando águas em diferentes temperaturas no primeiro momento e de amostras sólidas no segundo.
Calor específico de uma substância é a quantidade de calor necessária para que um corpo eleve em 1ºC, 1 grama de sua massa.
Os objetivos da prática é calcular a capacidade térmica de um calorímetro, determinar o calor específico dos sólidos, comprovar a lei de Dulong-Petit e por fim, determinar as massas atômicas aproximadas.
Observa-se na seção 2 a descrição do que tem por ‘trás’ do sistema estudado. Seção 3 a analise do procedimento experimental e o passo-a-passo da pratica. Seção 4 discussão e a demonstração dos dados coletados podendo estar de acordo com o esperado teoricamente ou não, pode ocorrer erros de medição ou precisão, por fim, seção 5 está a