Espectrofotometria de absorção atômica
Primeiramente determinar a concentração de cobre em amostra sintética utilizando um espectrofotômetro de absorção atômica. Em seguida determinar, por espectrofotometria de absorção atômica a concentração de cobre presente em determinado tipo de aguardente. Em ambos os experimentos será feita a determinação, além dos padrões preparados, de uma amostra desconhecida fornecida pelo professor.
2- Introdução
A espectrofotometria de absorção atômica é um método que visa a identificação e quantificação de íons metálicos em diversos tipos de amostra. Este método analítico tem por vantagem a utilização dos átomos no estado fundamental gasoso. "Átomos no “estado fundamental” são capazes de absorver energia luminosa de um comprimento de onda específico, alcançando um “estado excitado”. Aumentando-se o número de átomos presentes no caminho ótico pode-se aumentar a quantidade de radiação absorvida. Medindo-se a variação da quantidade de luz transmitida, pode-se realizar uma determinação quantitativa do analito presente.” (<http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/545> Acessado em: 18 de setembro, 18h30min)
O método é realizado a partir da utilização de um espectrofotômetro de absorção atômica, que conta com uma lâmpada de catodo ôco, que é feita a partir do elemento que se pretende analizar. A luz emitida por este elemento é também por ele absorvido quando em seu estado fundamental gasoso, a maneira na qual ele se encontra na chama. "O átomo pode absorver radiação somente do comprimento de onda específico correspondente a energia para ocorrer transição eletrônica. Desde que o mesmo tipo de átomo é utilizado na construção da lâmpada de catodo ôco, a emissão da lâmpada é exatamente do mesmo comprimento de onda para absorção pelo mesmo tipo de átomo na chama."
A chama é formada através de um combustível e um comburente, e o conteúdo da amostra depois de aspirado, é submetido à esta chama, ficando assim, em seu estado fundamental gasoso.