Determinação de analises fisico quimicas em leites
3.1. MATERIAIS
3.1.1. Determinação do pH
Para a determinação do pH foram utilizadas amostras de leite, pHmetro, soluções de calibração e Béquers de 50 mL.
3.1.2. Teste de gordura – Método de Gerber
No teste de gordura através do método de Gerber, foram utilizados os seguintes materiais: butirômetro de Gerber para leite; pipeta volumétrica de 11 mL; pipeta graduada de 1 mL; ácido sulfúrico d=1,820 g/cm³ em dosador de 10 mL; álcool isoamílico; centrífuga de Gerber; banho-maria a 65°C; amostra de leite;
3.2. METODOLOGIA
3.2.1. Determinação do pH
A calibração do pHmetro foi realizada numa etapa anterior à aula prática, sendo que calibrou-se o equipamento com as soluções padrão pHs 4,0 e 7,0. Em seguida coletou-se cerca de 20 mL de amostra de leite inserindo o sensor na amostra e iniciou-se a leitura. Tendo sido estabilizado obteu-se então o valor de pH a amostra.
3.2.2. Teste de gordura – Método de Gerber
O primeiro passo para o teste de gordura foi colocar no butirômetro cerca de 10 mL de ácido sulfúrico. Em seguida adicionou-se 11 mL de leite, com cuidado para não misturar com o ácido, adicionou-se também 1 mL de álcool isoamílico. Limpou-se o butirômetro com lenço de papel nas bordas internas do gargalo e fechou-se com rolha apropriada.
Feita a primeira etapa, envolveu-se o butirômetro em pano e agitou-se o mesmo, invertendo várias vezes, de modo que os 3 líquidos se misturem e, ao final, agitou-se vigorosamente eliminando qualquer resíduo de leite. Centrifugou-se a amostra durante 5 minutos a 1000 – 1200 rpm em centrífuga de Gerber, colocando a camada de gordura dentro da escala do butirômetro. A leitura foi feita na parte inferior do menisco que mostra diretamente a porcentagem de gordura na amostra.
THAMI NÃO SEI FALAR DA DILUIÇÃO LÁ DO ACIDO SULFURICO.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
4.1. Determinação do pH
Os resultados obtidos para pH das amostras de leite analisadas estão apresentados conforme