relatorio fisico quimico leite
Resumo –Segundo o regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de produtos de origem animal – RIISPOA, artigo 475, “entende-se por leite sem outras especificações,” O produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas”. Segundo a Instrução Normativa n° 62, de 29 de Dezembro de 2011, o leite pasteurizado, para ser considerado apto para o consumo e de boa qualidade, deve apresentar características sensoriais normais, teor de gordura original para leite integral, 3% de gordura para leite padronizado, acidez entre 0,14 a 0,18 g ac. láctico/100 mL, estabilidade ao teste de Alizarol 72% (v.v–1), densidade relativa (15/15 °C, g.mL–1) entre 1,028 a 1,034, extrato seco desengordurado mínimo de 8,4% e índice crioscópico máximo de –0,530 ºH. Esta aula prática tem como objetivo a realização das análises físico-químicas do leite para verificação daqualidade do leite, por meio de análises como: Determinação da densidade, peroxidase, fosfatase, gordura, acidez, EST, ESD e determinação de substâncias estranhas, adicionadas com a intenção de fraudar ou mascarar características indesejáveis do leite.Os resultados obtidos nas análises apresentaram-se satisfatórios, devido à boa qualidade de todo o processo e responsabilidade de obtenção do produto sem adição de fraude.
Introdução
Segundo o regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de produtos de origem animal – RIISPOA, artigo 475, “entende-se por leite sem outras especificações,” O produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas”(BRASIL, 1997).
O leite de outros animais deve denominar-se segundo a espécie de que proceda. Do ponto de vista biológico, o leite é o produto da secreção das glândulas mamárias de fêmeas mamíferas, cuja função natural é a alimentação dos recém- nascidos. Do ponto de vista físico-químico, o leite é uma