determinação das cinzas da pupunha
ALBINO, Raphaely da Silva; WENDY, Jessica; VIANA, Jessica; MIRANDA, Dinair; NUNES, Ana Carolina; COSTA, Barbara.
Introdução
Cinzas de um alimento são os resíduos inorgânicos que permanece após a queima da matéria orgânica, entre 450 – 550ºC e é o ponto de partida para a análise de minerais específicos. Estes minerais são analisados tanto para fins nutricionais como também para segurança, como, por exemplo, detectar os resíduos metálicos provenientes de agrotóxicos.
As cinzas são constituídas principalmente dos Macronutrientes que estão presentes na alimentação e são fundamental importância para o organismo. Compreendem os carboidratos, proteínas e lipídeos e são responsáveis por fornecer 90% do peso seco da dieta e 100% de sua energia e os Micronutrientes que são elementos necessários em quantias extremamente pequenas para a manutenção do corpo humano.
Neste estudo temos como objetivo a determinação do teor de cinzas em amostra de frutos de pupunha não cozidas. Que, trata-se de uma palmeira nativa de regiões úmidas do planeta e no Brasil sua maior ocorrência se dá na região Amazônica, em especial nas localidades próximas das margens dos principais rios.
Metodologia
O experimento foi realizado no laboratório de Bromatologia de Alimentos do Centro Universitário do Norte – UNINORTE, no mês de Abril de 2013.
A metodologia aplicada segue as referências do INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. V. 1: Métodos químicos e físicos para análise de alimentos, 3. Ed. São Paulo: IMESP, 1985. P. 27-28.
Resultados e Discussões
De acordo com a análise físico-química a amostra coletadas em feira livre no bairro Parque Dez de Novembro no município de Manaus, possui percentual médio de cinzas (RMF) 3,21% .
Silva et al. (2006) encontraram os seguintes resultados nas análises da composição química dos frutos de origem Yurimaguas, Peru: teor médio de cinza de 2 %, (0,2 a