DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DE REAÇÃO
A cinética química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. A velocidade de uma reação refere-se à variação na concentração de uma substância por unidade de tempo, sob um dado conjunto de condições experimentais. Para que uma reação química ocorra, as moléculas dos reagentes devem se aproximar, de modo que os átomos possam ser trocados ou rearranjados. Os átomos e as moléculas são móveis na fase gasosa ou em solução e, portanto, as reações são realizadas freqüentemente usando-se uma mistura de gases ou soluções dos reagentes.
A velocidade de uma reação depende geralmente da concentração de um ou mais reagentes e, em certos casos, de um ou mais produtos. Portanto, no estudo da cinética de uma reação, uma primeira etapa consiste em determinar quais são os reagentes e produtos cujas concentrações influem na velocidade da reação a uma dada temperatura. A etapa seguinte é estabelecer como a velocidade da reação depende da concentração dessas espécies envolvidas, ou seja, a ”dependência velocidade /concentração”. A expressão algébrica que relaciona a concentração e a velocidade é denominada lei de velocidade de reação. Após a determinação da dependência velocidade/ concentração de uma reação, levando-se em consideração certos requisitos experimentais, a próxima etapa é determinar como a velocidade da reação é influenciada pelas mudanças nas condições experimentais, como a temperatura, a pressão, o tamanho de partícula dos reagentes sólidos e a presença de catalisador.
O aumento da temperatura tende a elevar a velocidade de uma reação, visto que quanto maior for a temperatura maior será a proporção de moléculas que terão energia suficiente para reagir.
Aumentando-se a concentração dos reagentes aumentam-se os números de colisões das moléculas e, consequentemente, aumenta a velocidade da reação. Portanto, a velocidade é diretamente proporcional a concentração dos reagentes.
Quanto maior a superfície de contato, maior o