determinação da lei de velocidade de reação quimica iônica
Com o intuito de não só determinar a constante de tempo em um circuito
RC, mas também a capacitância equivalente relativa à associação de capacitores em série e em paralelo, realizaram-se três experimentos.
Estudo do Circuito RC e Descarga de Capacitores | 81
No primeiro experimento, montou-se um circuito composto por uma fonte de tensão, uma chave seletora, um resistor e um capacitor. Uma vez montado o circuito, carregou-se o capacitor para, logo em seguida, medir seu tempo de descarga (Tabela 6.1). Utilizando-se os valores contidos na Tabela 6.1, foi construído um gráfico da ln(tensão) em função do tempo (Figura 6.5) e, a partir dele, determinou-se o valor da constante de tempo capacitiva (τ) do circuito. De posse do valor da constante de tempo, foi possível determinar também o valor da capacitância do capacitor utilizado no circuito. Em seguida, esses valores, de constante de tempo e de capacitância, foram comparados com os valores calculados teoricamente, como se pode observar na Tabela 6.2.
Considerando-se as informações contidas na Tabela 6.2, verifica-se que a diferença percentual média entre os valores experimentais e os valores teóricos foi de, aproximadamente, 4,44%.
No experimento II, montou-se um circuito semelhante ao utilizado no primeiro experimento. A diferença entre eles é que, no segundo circuito, foram utilizados dois capacitores de 470 μF associados em paralelo. Os procedimentos adotados foram os mesmos utilizados no primeiro experimento, conforme se pode observar na Tabela 6.3. Em seguida, construiu-se um gráfico ln(tensão) versus tempo (Figura 6.8) e, a partir dele, determinou-se o valor da constante de tempo capacitiva do circuito. Conhecendo-se o valor da constante, foi possível determinar o valor da capacitância equivalente (Ceq) do circuito. Como fator de comparação, os valores da constante de tempo capacitiva e da capacitância equivalente foram calculados novamente; no