Determinação da lei da velocidade de reação química iônica
Através do estudo cinético podemos determinar a velocidade com que ocorre umadeterminada reação química, bem como os fatores que influenciam nessa velocidade.Essas informações são úteis para se entender como ocorre tal reação química.
A velocidade na mudança de concentração dos reagentes e produtos pode ser utilizada para caracterizar a velocidade de uma reação química. A velocidade da mudança na concentração corresponde à inclinação da curva no gráfico de concentração versus tempo de reação.
O conceito de ordem de uma reação química está relacionado à expressão de velocidade. Ordem de reação é a soma dos expoentes aos quais estão elevadas as concentrações na expressão de velocidade, e não estão relacionados aos coeficientes estequiométricos.
Para a reação:
Teremos uma lei de velocidade:
Na qual:
E a ordem de reação é determinada experimentalmente, no caso da cinética empírica, ou por meio de modelos matemáticos, a partir de dados espectroscópicos e de química teórica sobre as moléculas participantes, no caso da cinética química teórica. Na prática, as reações mais importantes são as de ordem zero, primeira e segunda ordens. Reações de terceira ordem são bastante raras e não são conhecidas reações de ordem superior a três.
Para conhecer a ordem de reação são necessários dados experimentais e hipóteses a respeito da seqüência de etapas elementares por meio das quais a reação ocorre, isto é, do mecanismo da reação.
2. Objetivos
Determinar a lei de velocidade da reação de oxi-redução entre S2O8-2 e o I-, relacionar mudanças na concentração dos reagentes à velocidade de reação e calcular a constante de velocidade de dados experimentais.
3. Materiais e Metodos
2 Buretas de 50 mL
2 Provetas de 50 mL
4 béqueres de 50 mL
4 béquer de 100 mL
1 agitador magnético
1 barra magnética
1 pipeta volumetrica de 10 mL
4. Procedimentos Experimentais
Procedimento I
Com auxílio de buretas