Galileu galilei
Quem não ouviu falar de Galileu Galilei? O grande sábio, o gênio turbulento, matemático, físico, astrônomo, observador e pensador, lutador vitorioso e derrotado, promovendo a ciência e sucumbindo a erros, entregue a altas contemplações e inclinado aos prazeres da vida, admirado e louvado, criticado e acusado, elevado aos fastígios da glória e humilhado como réu e criminoso. Como sua vida está cheia de estranhos contrastes e contradições, também o é sua memória na história. Seus admiradores o exaltam, seus adversários o condenam. Boa e má fé se misturam, como também os fatos históricos se entremeiam com lendas. O que devemos pensar deste homem enigmático?
A esta pergunta não é possível responder em poucas palavras. O presente trabalho procura. elucidar o "Caso Galilei", expondo e ponderando os fatos históricos, tirados de documentos originais e transmitidos por testemunhas fidedignas. Ouvindo as próprias palavras de Galilei e dos mais atores da tragédia, ser-nos-á possível separar a lenda da verdade e formar um juízo seguro e justo.
Galileu Galilei nasceu no ano de 1564 em Pisa, na Itália, da família dos Galilei e, segundo uma praxe do tempo, deram-lhe o mesmo nome, em forma um pouco alterada. Com 25 anos tornou-se professor na cidade natal e três anos depois na célebre universidade de Pádua, onde em breve foi admirado tanto pelo talento como por suas descobertas e invenções no domínio da física. Em 1610 o grãoduque de Florença chamou Galilei para a cidade dos Medici e o nomeou matemático da corte, com o elevado ordenado de 1.000 florins-ouro. Muitos o consideram como o fundador da física moderna, pôr ter ensinado a procurar as leis da natureza, não por argumentos abstratos, mas pela observação dos fenômenos e pelo inteligente uso da experiência sistemática. Conta-se que aos 19 anos, na catedral de Pisa, ele observava os balanços de um lampadário pendurado da abóbada e notou a duração igual