Ergonomia
Qualidade de vida e produtividade
RESUMO
A produtividade e a qualidade do produto ou do serviço, está diretamente vinculada ao posto de trabalho, e, por conseguinte, o sistema produtivo, sendo assim estes, deverão estar ergonomicamente adequados aos colaboradores, para que possam realizar suas atividades com conforto, eficiência e eficácia, sem causar danos à saúde física, psicológica e cognitiva.Ao longo dos anos, a ergonomia deixou de atuar somente no conforto e segurança, e passou a ser necessidade para o desenvolvimento das empresas no que é chamado de mundo globalizado. Com pesquisas em sites e artigos científicos, este, trata de mostrar um contexto teórico e figurativo sobre ergonomia. Mostrando a necessidade que temos de interagir mais com este tema que está destacado no cenário industrial, e, porque não, domestico. Tendo em vários momentos o destaque de que o conforto e a segurança no trabalho tende a gerar maior eficiência e produtividade, isto não só beneficia as organizações, mas sim todo o meio envolvido com o sistema de produção e trabalho em geral.
Palavras-chave: Ergonomia. Confecção. Conforto e Segurança.
2. CONCEITO SOBRE ERGONOMIA
Ao citar a palavra ergonomia, que para muitos ainda é desconhecida, é difícil descrever ao certo o que ela representa. Em termos técnicos, a ergonomia é uma ciência que estuda o convívio das pessoas com diversos tipos de situações, como a adaptação com o ambiente em que vivem, trabalham e estudam, e ainda a convivência com mobiliários e objetos. Visando sempre a lei no menor esforço. A Associação brasileira de ergonomia define ergonomia como:
A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.(ABERGO, 2000) Profissionais de segurança e medicina no