determinação da vazão
3ª Experiência: Determinação da vazão no vertedor retangular com e sem contração.
1- __________________________________________________
2- __________________________________________________
3- __________________________________________________
4- __________________________________________________
5- __________________________________________________
Turma: A02/1
GOIÂNIA
Setembro de 2014
INTRODUÇÃO
Um vertedor é uma obstrução que faz com que o fluido retorne e escoe sobre ou através dessa obstrução. São orifícios incompletos, pois têm perímetro aberto. Localizam-se na parte superior de reservatórios, canais, etc. Tem como finalidade medir a vazão de córregos, galerias pluviais, canais, etc. Determina-se a vazão medindo-se a altura da superfície da água a montante.
Os vertedores usam são usados para medir Intensidade de pressão, pressão sobre uma superfície, Centro de pressão, Estudos do escoamento, perda de carga, calculo de um encanamento, importância do diâmetro na vazão. Abastecimento de agua, perfil de um encanamento, tubos e suas principais características. Distribuição das velocidades, declividade e talude, perdas por evaporação e por infiltração. Calculo de um canal, seção de vazão máxima, problemas práticos. Locação, construção, conservação e obras acessórias de um canal de irrigação, uso de tabelas para determinação das dimensões de um canal.
MATERIAIS E MÉTODOS
Foi utilizado um vertedor retangular primeiramente sem contração conforme o apresentado a seguir.
Primeiramente a bomba de água do equipamento foi acionada e logo em seguida o registro de entrada foi aberto. O nível de água foi ajustado, e após a estabilização a coleta de dados foi feita. Foram medidos a variação do manômetro e a altura dos dois vertedores.
As formulas utilizadas foram:
Qd=K.M.A.2g(dHG-1)∆hA=πd24 ; h1=H1-P Qsc=1,838L1h3/2 L'=l2-0,2h Q=1,838L'h32Erro(%)= Q-QscQ . 100%
Erro(%)=Q-QccQ .100%
RESULTADOS E DISCUSSÕES