determinação de vazão
1. OBJETIVO
Familiarização com o uso de vertedores como medidores de vazão. Medir a vazão de canais com vertedores triangulares e retangulares.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
2.1- Definição
Um vertedor é uma obstrução que faz com que o fluido retorne e escoe sobre ou através dessa obstrução. São orifícios incompletos, pois têm perímetro aberto. Localizam-se na parte superior de reservatórios, canais, etc.
2.2-Finalidade
Medir a vazão de córregos, galerias pluviais, canais, etc. Determina-se a vazão medindo-se a altura da superfície da água a montante.
2.3- Classificação dos vertedores
O vertedor pode ser classificado quanto à forma, quanto à altura relativa da soleira, quanto à natureza da parede, quanto à largura relativa. A mais objetiva é quanto à forma. Um vertedor pode ter qualquer forma, mas é preferível a geométrica, a logarítmica, etc.
Quanto à forma geométrica:
- vertedor simples:
- retangular
- triangular
- trapezoidal
- circular
- parabólico, etc.
- vertedor composto:
- reunião das formas acima indicadas
2.4- Denominações
A aresta do vertedor, sobre a qual passa a água é a soleira ou crista. Chamamos de carga do vertedor à altura H da lâmina de água a montante da soleira. A carga é medida a partir da carga da soleira; porém, devido ao abaixamento da lâmina vertente, essa medida deve ser feita em uma seção cuja distância à soleira seja igual ou superior a 5H. A profundidade do vertedor é a distância vertical entre a soleira e o fundo do conduto livre ( canal, córrego, etc.)
Da mesma forma que nos orifícios, o vertedor será de parede delgada ou espessa. Diz-se que overtedor é contraído quando sua largura é menor que a largura do acesso ( canal, córrego, etc.).
O vertedor pode ter uma ou duas contrações. A figura 1 mostra um vertedor retangular de parede delgada.
2.5- Cálculo da vazão
A figura .2, mostra um jorro com contração num vertedor
Figura.2 - Jorro com contração num vertedor