Determinação da vazão no tubo diafragma
Hidráulica
DETERMINAÇÃO DA VAZÃO REAL NO TUBO DIAFRAGMA
Grupo:
Professor: Marcelo Tsuyoshi Haragushi
Turma: B02/3
Data: 18/03/14
Introdução
No experimento do diafragma verificamos o valor da vazão numa determinada tubulação com o manômetro em U. Através do manômetro podemos verificar a diferença de altura entre dois trechos e assim efetuar os cálculos correspondentes a vazão real. Esses valores serão obtidos através da observação no aparelho e apresentados ao longo do trabalho, em forma de cálculos.
Objetivos
Determinar o coeficiente de vazão do medidor e do diafragma
Determinar a vazão teórica no tubo diafragma
Determinar o nº de Reynolds
Determinar a vazão real no tubo diafragma
Comparar as vazões em termos de erro
Procedimentos
Enquanto a água era bombeada pelo canal através de uma extremidade à outra, foi o momento em que fizemos a medição no manômetro em formato U. Após coletarmos a diferença do mercúrio ( Hg ) no manômetro, calculamos a área do tubo. Após isso, é coletado a temperatura da água, após sair do canal e ser evacuada em um reservatório. Então com esses dados coletados, podemos determinar todos os nossos objetivos citados assim, por meio de cálculos como, vazão teórica, número de Reynolds, viscosidade, etc.
Resultados
Conclusão
Concluímos que, quanto maior for a perda de carga numa tubulação, maior será o erro. Observamos também através dos cálculos que o valor da vazão teórica é muito próximo a vazão real encontrada.
Bibliografia
[1] Site de referência http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAHS0AB/determinacao-vazao-real-no-tubo-diafragma [2] Site de referência
http://sites.poli.usp.br/d/pme2332/Arquivos/Experiencia%20Medidores%20de%20Vazao.pdf