DETERMINAÇÃO DA VAZÃO REAL NO TUBO DIAFRAGMA.
São inúmeros os tipos de métodos e dispositivos utilizados para se determinar o escoamento de fluídos. As medições de vazões são feitas através de vertedouros, orifícios, tubos, dentre outros.
O método utilizado para encontrar a vazão nesse experimento foi o tubo diafragma, que e um dispositivo de medição de vazão em um conduto forçado, este dispositivo provoca um estreitamento de seção transversal do escoamento. Usamos também o manômetro para calcular a diferença de altura, para o calculo da vazão teórica e real.
Primeiramente calcula-se a vazão teórica e em seguida usando (), calculamos a velocidade () através de , logo após calculamos a viscosidade () através da temperatura e com () e (), encontramos o número de Reynolds , após encontrados esses resultados calcula-se a vazão real () e em seguida o erro usando () e (), aplicou o erro em () tendo assim a correção da vazão real ().
2- OBJETIVOS
- Determinar o coeficiente de vazão fornecido pela norma DIN;
- Determinar a vazão real no tubo diafragma;
- Comparar as vazões em termos de erro;
- Tirar conclusões.
3- MATERIAIS
Tubo Diafragma:
Quadro de Pressões- manômetro:
Vertedor retangular de duas contrações:
Água:
Termômetro:
4- MÉTODOS
Para a determinação das perdas de carga no tubo rugoso, foram utilizados a tubulação de 1 ½’’ e o quadro de pressão (Tubo em U com mercúrio). Primeiramente aferimos a temperatura da água para posterior calculo da viscosidade cinemática. Após a aferição, a bomba foi ligada. Após o ligamento da bomba, a água correu pelas tubulações e pelas canaletas voltando a seguir para o reservatório.
Logo após a estabilização, foi mensurada a diferença de altura entre os manômetros e esse valor foi utilizado para cálculo da vazão teórica.
Para determinação da vazão de escoamento e assim a possibilidade de calcular a velocidade com que o fluido escoa, fora