separacao de misturas
INTRODUCAO:
Essa atividade pratica visa por a prova a eficiência de algumas formas de separação de misturas para certos elementos, partindo do princípio que as substâncias encontradas na natureza sempre estão misturadas com outra substância, o que nos leva a desenvolver meios tecnológicos para que se possa extrair uma substância com maior número de pureza.
OBJETIVO:
Esta atividade tem como principal objetivo realizar a separação da mistura, retirando cada substância com a mínima ou nenhuma perda possível de sua quantidade e mostrar que existem meios e processos diferentes para cada mistura.
MATERIAIS E REAGENTES:
Uma amostra de mistura contendo uma mistura com:
-Areia lavada (10g);
-Limalha de ferro (10g);
-Cloreto de sódio (5g);
-Dicromato de potássio (15g);
VIDRARIA UTILIZADA:
-Becker de 100 e 250 ml;
-Vidro de relógio;
-Funil de haste longa;
-Bastão de haste longa;
EQUIPAMENTOS USADOS:
-Estufa para secagem;
-Bandeja com banho de gelo;
-Tripé;
-Bico de Bunsen;
-Suporte universal;
-Papel de filtro;
-Imã;
-Tela de amianto;
-Pisseta;
-Proveta graduada;
-Espatula e colher; PROCEDIMENTO:
Foi adicionado aproximadamente 20 ml de agua na mistura que continha as quatro substâncias, a mistura estava em uma Becker de 250 ml.
Com o auxilio do bastão de vidro, foi midturada ainda a frio a agua e a mistura.
O Becker e a mistura foram colocados sobre a tela de amianto e usando o bbico de Bunsen, a mistura foi aquecida até quase o ponto de ebulição.
Enquanto a mistura aquecia, foi preparado o material para realizar a filtração.
Depois de aquecido o Becker de 250 que continha a mistura, foi retirado da tela de amianto, e a mistura derramada no funil que já estava com o filtro feito de papel.
Esperou-se a parte liquida passar completamente pelo filtro e cair em outro Becker de 250 que recebeu o material filtrado que depois do processo foi colocado em um banho de gelo por aproximadamente 10 minutos, tempo onde