Determinação da Quantidade de água no sal sulfato de cobre
Práticas de Laboratório I
Determinação da Quantidade de Àgua no Sal Sulfato de Cobre
Adriana E. dos Reis Felix
Kelly Cristina Novais
Paola Solimene Sandri
Vera Regina T.C.P. Ribeiro da Silva
19/02/2014
ISumário
Capa I
Sumário II
Objetivo III
Considerações Teóricas IV
Materiais e Reagentes VI
Procedimento VII
Dados Obtidos no Ensaio VIII
Cálculos e Reações IX
Conclusão XIII
Bibliografia XIV
II
Objetivo
O objetivo desse experimento é determinar a quantidade de moléculas de água presentes numa quantidade conhecisa de sulfato de cobre.
Geralmente o sulfato de cobre comercializado, possui cinco moléculas de água para cada molécula de sulfato de cobre (razão de 1:5), ou ainda, para cada mol de sulfato de cobre, teremos cinco mols de água.
CuSO4 . 5 H2O
III
Considerações Teóricas
A água de cristalização é a água que se encontra presente nos compostos cristalinos em determinadas proporções.Muitos sais cristalinos formam compostos hidratados contendo uma, duas ou mais moléculas de água por molécula de composto.
A água de cristalização está presente no cristal de várias maneiras. As moléculas de água podem simplesmente ocupar posições na rede cristalina ou podem formar ligações com os anions (ions negativos) ou cations (ions positivos)presentes.
Um exemplo característico é o caso do sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4.5H2O), em que cada ion de cobre estácoordenado com quatro moléculas de água através dos pares de eletrons do oxigénio formando-se o complexo[Cu(H2O)4]2+. Cada ion de sulfato tem uma molécula de água ligada através de ligações de hidrogênio.
Sulfato de Cobre (II) ou Sulfato Cúprico é um composto químico cuja fórmula molecular CuSO4. Este sal existe sob algumas formas, que se diferem por seu grau de hidratação. Na sua forma anidra ele se apresenta como um pó de