Determinação da água de cristalização do sulfato cúprico
Procedimento:
O principal aspecto a ser abordado é determinar o número de mols de água que estão combinando com sulfato de cobre. Em que a cor do sulfeto hidratado é azul e na medida em que se eleva a temperatura, ocorre uma desidratação, levando da coloração azul para a coloração branca, indicando a eliminação da água.
Introdução
Esse procedimento experimental foi feito para determinarmos a água de cristalização do sulfato cúprico, sendo necessárias para realizar o experimento, algumas informações dadas no exercício, para então acharmos o resultado dos mols do Sulfato de Cobre II solicitados.
Nesse experimento precisamos realizar a desidratação do sal hidratado (X.(H20)y), para encontrar o numero de moléculas que hidratam o sulfato de cobre II e também obtermos os dados pela desidratação da amostra do sal hidratado.
Para encontrar o resultado, temos alguns equipamentos e aparelhagens necessárias, tais como: Bécher, termômetro de mercúrio, cadinho de porcelana e uma balança analítica, que é capaz de pesar uma massa com precisão.
Durante o procedimento experimental vemos que inicialmente já verificamos duas pesagens distintas, uma com o valor do sal hidratado e a outra após o sal ser pulverizado, o mesmo nós informa outro valor e depois de encontrado isso, nós subtrairmos o segundo resultado com o primeiro, encontrando o valor da massa no sal.
Determinação da Fórmula de um Sal Hidratado
Introdução
Algumas substâncias contêm determinada quantidade de água presa a cada uma de suas moléculas. É a chamada água de cristalização. Por exemplo, o sulfato cúprico é um sal hidratado e pode ser representado pela fórmula CuSO4 . nH2O. Nos compostos hidratados, também chamados de hidratos, as moléculas de água estão dispostas de determinada maneira na estrutura cristalina. Por aquecimento, esses compostos perdem água e se transformam em substâncias anidras (a palavra anidro vem do grego: an = “não” e hydor ou