Quimica
Atualmente sabe-se que alguns sais quando são formados apresentam água em sua estrutura cristalina. Neste documento usaremos o sulfato de cobre com o intuito de demonstrar esta existência de água na estrutura e de como esta água afeta diretamente nas propriedades deste sal.
Procedimento
Materiais utilizados - Cápsula de porcelana - Espátula - Balança Analítica - Estufa - Dessecador - Pinça metálica - Sulfato de cobre penta-hidratado
- Pesa-se a cápsula de porcelana limpa e seca, tomando cuidado ao manuseá-la, sem tocar com as mãos porque elas liberam gordura e isso pode alterar o resultado. Usando a pinça para manuseá-la.
- Adicionar com uma espátula 1g de sulfato de cobre penta-hidratado à cápsula.
- Depois de pesado, deve-se levar à cápsula com a substância à estufa a 100°C durante 2h, manuseando a cápsula com a pinça metálica. Tomando cuidado ao abrir a estufa.
- Retirar a cápsula com a pinça passadas 2h (deve-se colocar a pinça na estufa entreaberta para não haver um choque térmico, deixar por alguns segundos e só depois pegar a cápsula) e colocá-la no dessecador. Novamente tomando cuidado ao manuseá-la. Nota-se que o sal penta-hidratado (azul) tornou-se branco e agora recebe o nome de sulfato de cobre anidro.
- Depois é necessário pesar novamente a cápsula contendo o sulfato de cobre e calcular a quantidade de água que foi absorvida pelo sal.
- Lavar os acessórios utilizados e descartar o sal.
Resultados
Foram observados os seguintes resultados:
Cálculo - m1 = massa da cápsula - m2 = massa da cápsula + CuSO4 x 5H2O - m3 = massa de CuSO4 x 5H2O = m2-m1 - m4 = massa da cápsula + sal anidro - m5 = massa do sal anidro = m4-m1
m1 = 87,9500 g m2 = 88,9500 g m3 = 1 g m4 = 88,6466 g m5 = 0,6966 g