massa mola
-1. RESUMO pág: 2
-2. OBJETIVO pág: 3
-3. INTRODUÇÃO pág: 3
-4. DESCRIÇÃO EXPERIMENTAL pág: 5
-4.1. INSTRUMENTO UTILIZADO pág: 5
-4.2. EXPERIMENTO E DISCUSSÃO pág: 5
-5. CONCLUSÃO pág: 11
-6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS pág: 12
1. RESUMO Neste experimento, de acordo com a primeira Lei de Newton, sabemos que um corpo está em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme se a resultante das forças que atuam sobre ele é nula. Nesse caso dizemos que o corpo está em equilíbrio, que por sua vez pode ser estático, “quando o corpo está em repouso”, ou dinâmico, “quando o corpo está em movimento”. É importante dizer que deve ser feita a soma vetorial de cada uma das forças, e transformar essa equação vetorial em equação escalar. Com os materiais apresentados neste relatório, foi possível aplicar através do roteiro disponibilizado, o equilíbrio de forças coplanares.
2. OBJETIVO Verificar experimentalmente o equilíbrio de forças usando um dispositivo conhecido como mesa de forças, usando duas forças na primeira parte do experimento e na segunda parte usando três forças.
3. INTRODUÇÃO A mecânica é historicamente o ramo mais antigo da Física. A parte da mecânica que estuda o equilíbrio dos corpos é a Estática. A estática pode ter como premissa a primeira lei de Newton: “Quando a soma das forças aplicadas em uma partícula está em equilíbrio. O equilíbrio pode ser estático, quando a partícula está em repouso em relação a um referencial, ou dinâmico, se a partícula executa um movimento uniforme em relação a um referencial”. A segunda lei de Newton, também chamada de princípio fundamental da dinâmica, afirma que a força resultante em uma partícula é igual a taxa temporal de variação do seu momento linear em um sistema de referência inercial.
Qualquer ponto material fica em equilíbrio quando exerce sobre ele uma força F. Mostrando que o módulo de F seja tal que F =