Massa mola
Introdução
Molas são definidas como objetos espiralados, que possuem a capacidade de sofrer uma deformação elástica quando submetidas a uma força e retornarem para a forma original quando a força cessa. Se a mola estiver em sua posição de equilíbrio, definida como x0 = 0, significará que esta não estará esticada nem comprimida, estará em repouso. Se o corpo for puxado para a posição x e liberado, oscilará linearmente.
Um sistema massa-mola é constituído por uma massa acoplada a uma mola que se encontra fixa a um suporte. A deformação da mola e proporcional à força aplicada para comprimir e/ou esticar a mola, a qual é dada pela Lei de Hooke: F = - kx; onde x é a deformação da mola em relação à posição de equilíbrio (x = 0) e k é a constante elástica. No caso de uma massa suspensa em uma mola a força é realizada pela gravidade agindo sobre a massa. Na situação de equilíbrio temos: mg = kx;
Formulario:
Constante elástica:
Frequência angular: w=√k/m
Período: T=2π/w
2 Objetivos
Verificar o comportamento do oscilador massa mola.
Comparar o movimento observado a um modelo matemático de movimento harmônico simples.
Obter o valor da constante da mola
3 Parte experimental
3.1 Materiais
Oscilador massa mola
Computador
Software de interface
Sensor de posição regua 3.2 Metodologia
Montou-se o oscilador massa mola de modo que a oscilação ocorra na vertical. Mediu-se o valor de cinco pesos diferentes e mediu-se o deslocamento em relação a posição de equilíbrio(mola sem peso). Foi medido com o sensor de posição as medidas de posição e velocidade em função do tempo para cada um dos pesos, ajustando os dados da posição versus tempo obteve a frequência angular e o período.
4 Resultados e Discussão
Encontra-se abaixo os gráficos do movimento harmônico referente ao experimento realizado, juntamente com suas equações, resultados e discussões.
Posição
Deslocamento(cm)
Peso(g)
0
0
0
1
2,5