Coqueiro
A Costa dos Coqueiros, região norte da Bahia, corresponde a 193 quilômetros de litoral, onde coqueirais, dunas, rios, manguezais e lagoas de água doce são o cenário constante, além da presença da exuberante Mata Atlântica.
A Zona Turística da Costa dos Coqueiros compreende todo o litoral norte do Estado da Bahia, no Brasil, estendendo-se por cento e noventa e três quilômetros. No Estado, entre a Zona Turística da Baía de Todos os Santos e o Estado do Sergipe, ou seja, da praia de Ipitanga até Mangue Seco.
Tendo sido parte das terras de Garcia D’Avila, a Costa dos Coqueiros ainda hoje possui resquícios da antiga sesmaria dos Ávila como a Casa da Torre de Garcia d'Ávila uma residência com função de casa grande, fortaleza e posto de vigilância.
A Casa da Torre ou Castelo de Garcia d’Ávila serviu da base para a colonização do litoral norte e da expansão da pecuária na Região Nordeste do Brasil moldada como uma espécie de feudo. A sesmaria de Garcia D’Avila e posteriormente, de seu herdeiro, também neto de Caramuru e Catarina Paraguaçu, continuou se ampliando com a instalação de currais até às terras de Pernambuco e a Oeste até Jacobina.
A Costa dos Coqueiros é cortada pela BA-099 em seus dois trechos a Estrada do Coco e seu prolongamento a Linha Verde equipada com inúmeros meios de hospedagem em um total de 11.611 leitos segundo a SCT.
O destino turístico Costa de Sauípe está localizado no município de Mata de São João e possui vasta infraestrutura de lazer e esportes. Composto por cinco hotéis de bandeira internacional, seis pousadas temáticas, e outras instalações, também de nível internacional, o complexo tem capacidade para abrigar até 3,5 mil pessoas.
Um dos grandes hotéis possui, inclusive, um salão que comporta 1,2 mil congressistas. As pousadas temáticas estão