estudo de caso da Barra dos Coqueiros da cidade de Sergipe
A cidade de Barra dos coqueiros está localizada no leste sergipano a aproximadamente 3 km do centro da capital do estado Aracaju, segundo dados do IBGE 2013, abrange uma área de 90,322 km2, com uma população de 24.976 habitantes, sua principal atividade econômica esta pautada no setor de serviços seguido pela indústria. A Lei estadual n.º 525-A, de 25 de novembro de 1953, criou o Município, desmembrado do de Aracaju, compreendendo apenas a ilha de Coqueiros. Que antes se identificava apenas como um povoado da capital, conhecido como ilha de santa Luzia.
A principal dinâmica da cidade se dá a partir do centro comercial, porém o povoado, atalaia nova vem recebendo uma demanda significativa atualmente, com casas de veraneios, em sua maioria de moradores da capital, mas também de outras regiões do estado, além de uma recente especulação imobiliária que vem sendo alvo de discussões, como a construção de casas particulares, condomínios de luxo e ainda a venda e reformulação do Resort Prodgy, que passou pela historia da barra dos coqueiros com algumas mudanças e adaptações ao longo do tempo.
A barra dos coqueiros tem em suas praias, seu maior e mais atrativo potencial para o turismo, e com a construção da ponte, construtor João Alves, que é conhecida popularmente como Ponte Aracaju-Barra dos coqueiros, construída em 2006, teve o acesso ao município ampliado, abrindo oportunidade para a disseminação do turismo no local, suas praias mais visitadas são a praia da atalaia nova, praia da costa e praia do Jatobá. A cidade é uma das contempladas pelo projeto do Ministério do turismo do estado de Sergipe, financiado pelo prodetur, considerada uma das aéreas prioritárias da região do polo dos coqueirais para o investimento de recursos que desenvolvam o turismo da região.
Em relação a sinalização turística da região em visita de campo exploratória foram observados algumas falhas e ausência de placas de sinalização que contribuíssem para a acessibilidade