massa e mola
Introdução 2
Sistema massa e mola 2
Lei de Hooke 3
Estudo experimento 4
Procedimentos 4
Resultados 5
Materiais usados 6
Discussões 7
Conclusão 7
Bibliografia 8
Introdução
Neste trabalho, será apresentado um movimento periódico e harmônico. Onde alguns objetos depois de sofrer pequenas deformações temporárias tem como base voltar a sua forma original.
Esse movimento periódico depende de um período de tempo necessário para se completar uma oscilação de ida e volta.
Sua oscilação pode ser representada da seguinte maneira:
T (período) + F (frequência) = tempo necessário para completar uma oscilação.
Sistema massa e mola
Se tratando de um movimento de oscilação não podemos deixar de comentar sobre Movimento Harmônico Simples.
Um exemplo do MHS é a oscilação de um corpo preso em uma mola quando atrito no sistema e desprezível.
Mas também não podemos deixar de falar que ele não depende da amplitude, da oscilação e nem da aceleração da gravidade local, mesmo que o movimento seja na vertical, desde que seja a mesma mola e a mesma massa.
Lei de Hooke
Existe uma grande variedade de forças de interação, a caracterização de tais forças é, um trabalho de caráter puramente experimental. Entre as forças de interação mais frequentes nos processos que se desenvolvem ao nosso redor são as chamadas forças elásticas, ou seja, forças que são exercidas por sistemas elásticos quando sofrem deformações. Não conhecemos corpos perfeitamente rígidos, uma vez que todos os utilizados até hoje sofrem alguma deformação quando submetidos à ação de forças, entendendo como deformação de um corpo a alteração na forma ou nas dimensões do corpo considerado. Essas deformações, que podem ser de vários tipos (compressão, distensão, flexão, torção, etc.) e podem ser elásticas ou plásticas.
Deformação elástica, é aquela que desparece após cessar a força que a originam, por exemplo, a mola quando pressionada ou esticada é aplicado uma