Estimativas de Ulceras de Pressõ em CTI
835 palavras
4 páginas
Instituto de Ensino e Pesquisa- IEPPós Graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva
Assistência ao paciente portador de lesões cutâneas no CTI
Profa. Juliana Alves Batista
Data da Entrega: 04/10/2013
Amanda Aparecida Mavel 1
Resenha: Estimativa de Ulceras de Pressão em Centro de Terapia Intensiva
GOMES, Flávia Sampaio Latini et al . Fatores associados à úlcera por pressão em pacientes internados nos Centros de Terapia Intensiva de Adultos. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 44, n. 4, Dec. 2010.
Belo Horizonte- MG
2013
O artigo teve como objetivo estimar a ocorrência de úlcera por pressão e seus fatores associados, nos Centros de Terapia Intensiva (CTI) de adultos, em Belo Horizonte., através de estudo seccional analítico, sendo realizado em hospitais públicos e privados em CTIs de Belo Horizonte, coletados os dados no mês de Julho de 2007, apenas em um único dia, O instrumento de coleta de dados foi um formulário contendo questões fechadas e abertas referentes às informações da instituição, da pessoa, seu perfil sócio demográfico e seus dados clínicos; da pontuação na Escala de Risco de Braden, do número, estadiamento e localização de úlceras por pressão, além de medidas preventivas utilizadas, com uma estimativa de 187 pacientes.
Outras variáveis contempladas no formulário de coleta de dados relacionadas às medidas preventivas foram: uso de superfície preventiva, uso de óleo ou creme hidratante, manutenção da pele limpa e seca, reposicionamento, controle de incontinência e suporte ou suplementação nutricional ,estes dados foram anotados conforme os registros médicos e de enfermagem contidos no prontuário do paciente ou segundo informações cedidas pela equipe profissional da instituição. Contudo, não foi possível avaliar a implementação e cumprimento de tais medidas, devido ao tempo exíguo da coleta de dados.
Obtiveram os