Determinação de Água sw Hidratação num Sal
IGOR CLAYTON, WESLEY CONDE E TATIANA SILVA
DETERMINAÇÃO DA ÁGUA DE HIDRATAÇÃO DE UM SAL
Mogi das Cruzes – SP
2014
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
IGOR CLAYTON, WESLEY CONDE E TATIANA SILVA
DETERMINAÇÃO DA ÁGUA DE HIDRATAÇÃO DE UM SAL
Relatório de aula prática apresentado ao curso de Biologia da Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos para obtenção de nota na disciplina de Química Geral.
Professora Dra. Luciana Mie Kawashima
Mogi das Cruzes – SP
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
A alta capacidade da água de dissolver substâncias deu a ela a característica de solvente universal. Muitas vezes determinadas substancias se ligam com a água e há a formação de compostos sólidos cristalinos com composição definida (MOLINA, 2011).
Água de hidratação é a quantidade de moléculas de água contida na estrutura cristalina de um composto. É representada na fórmula química do sal e computada no calculo da massa molecular total (UFC, 2013).
Sais hidratados são sais que possuem um numero definido de moléculas de água integradas ao seu arranjo cristalino. As moléculas de água encontram-se em uma proporção determinada em relação á fórmula do sal (UFC, 2013).
Na fórmula de um sal hidratado, deve vir indicado o grau de hidratação. Um bom exemplo é o sulfato de cobre penta hidratado (CuSO4.5H2O). O composto apresenta-se sob a forma de cristais de coloração azul e perde sua água de cristalização a cerca de 200 Cº, transformando-se no sulfato de cobre anidro (CuSO4) com coloração branca ou cinzenta. Quando a água é adicionada ao composto anidro, ele volta à forma penta hidratada, recuperando a coloração azul (CONDOEIRA, 2011; UFC, 2013).
2. OBJETIVOS
Determinar, por aquecimento em cadinho, a quantidade de moléculas de água e, sal hidratado, como o CuSO4.X H2O.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Um cadinho foi calcinado previamente à chama de um