Determinação da porosidade total do solo
Porosidade total é o volume de poros totais do solo ocupado pelo ar e ou pela água. As partículas do solo têm forma, arranjo e estrutura diferentes, variando, assim, a macro e microporosidade do solo. Para calcular a porosidade total do solo, utilizam-se certas medidas de densidade, transformando-as posteriormente em volume.
DENSIDADE REAL
Densidade Real (Dr) ou Massa Específica Real (S), também conhecida como densidade de partículas, é a relação entre a massa de determinada amostra de solo e o volume ocupado pelas partículas do solo. Considera-se o volume do solo ocupado efetivamente pelas partículas, sem levar em conta o espaço poroso.
Os resultados da densidade de partícula são, geralmente, expressos em gramas por centímetro cúbico, e variam, em média, entre os limites de 2,3 a 2,9 g/cm3. Apesar de existir esta faixa de variação, a maioria dos valores varia de 2,60 a 2,75 g/cm3. Isto ocorre porque as densidades dos principais componentes minerais dos solos (quartzo, feldspatos e argilas silicatadas) estão próximas destes valores.
A densidade de partícula é, portanto, uma característica que varia com a composição das partículas, não sendo afetada por variação no seu tamanho. Num solo que apresente quantidades elevadas de minerais mais pesados, como magnetita, por exemplo, a densidade de partículas também se elevará. Da mesma forma, num solo que apresente elevado teor de matéria orgânica, terá uma densidade de partícula mais baixa. A matéria orgânica é um constituinte do solo que exerce grande influência na densidade de partícula, dotando os horizontes superficiais de densidades de partículas mais baixas que os horizontes subjacentes.
1. Método do Balão Volumétrico
12
20 g de solo
Vb = 50 mL
1. Utiliza-se uma bureta com álcool etílico;
2. Coloque 20 g de solo (M – massa de solo) em um balão volumétrico de capacidade 50 mL (Vb – volume do balão);
3. Complete o volume com álcool etílico, anote o volume gasto na