estacas
A densidade de solo é uma das características importantes na avaliação dos solos. Essa carac- terística está associada à estrutura, à densidade de partícula e à porosidade do solo, podendo ser usada como uma indicadora de processos de degradação da estrutura do solo, que pode mudar em função do uso e do manejo do solo. A medi- ção da densidade de solo é usada, por exemplo, para a conversão da umidade determinada em base gravimétrica para a umidade em base volumétrica, utilizada nos cálculos de disponibili- dade de água para as plantas e determinação da necessidade de irrigação. A determinação da compactação do solo também pode ser avaliada via densidade de solo.
Determinação da densidade de solos e de horizontes cascalhentos
A densidade é definida como a relação entre a massa de sólidos secos do solo e seu volume total (Equação 1), tendo como unidades de medida, no Sistema Internacional, kg m -3 ou g cm -3 :
[Equação 1]
ms s s onde D é a densidade de solo, s m é a massa do solo seco e s V é o volume do solo. s 2 Determinação da densidade de solos e de horizontes cascalhentos
A relação entre a densidade de solo, a densidade de partícula e a porosidade é definida pela fórmula (Equação 2):
[Equação 2]
P 1 D s s p
onde
P é a porosidade do solo, s D é a densidade de solo e s D é a densidade de partícula. p A determinação da densidade é, então, obtida pela medição direta dessas duas variáveis. O método usual para determinação da densidade envolve a obtenção de uma amostra de volume conhecido por meio de anéis volumétricos inseridos no solo com o uso de equipamento apropriado. A massa da amostra é obtida por pesagem em balança analítica após remoção da umidade em estufa a 105°C até peso constante.
Esse método, denominado “Método do anel volumétrico”, é o mais usado em trabalhos de avaliação da