Atps processos gerenciais
De acordo com Idalberto Chiavenato o planejamento empresarial é dividido em três partes:
Estratégico: é definido pela cúpula da empresa atuando no nível institucional que estão voltados a se relacionar com o mercado, precisam se defrontar com a incerteza dos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa e do ambiente geral, tomam decisões baseadas em julgamentos, em vez de decisões baseadas em dados. Tem visão macro, aborda uma a empresa em sua totalidade, é voltado para ações de longo prazo, é voltado para a eficácia da organização.
Trata de garantir o sucesso no futuro das decisões tomadas no presente. Tem como objetivo garantir lucro, Expansão da empresa, segurança e autonomia.
Planejamento tático: é definido pelo nível intermediário da empresa, suas ações são voltadas para médio prazo e precisa ser realizado em uma estrutura que responderá , O que será feito? Quando? Como? Onde? E quem fará? E é voltado para a coordenação e integração. Engloba os elementos? O tomador de decisões, os objetivos a serem alcançados as preferencias ou valores que estarão envolvidos, os cursos das ações tomadas. As decisões envolvem diagnósticos, que visa encontrar a solução para os problemas, as decisões podem ser programadas ou não programadas. Precisa lidar com incerteza, risco e certeza. São desenvolvidos por meios de politicas.
Planejamento Operacional: Refere-se a cada tarefa ou atividade em particular, é projetado para curto prazo, envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, é voltado para a eficiência. Possui esquemas devidamente racionalizados, tem caráter imediatista , serve para estabelecer basicamente o que será feito e como será feito. Apesar de heterogêneos e diversificados, podem estar relacionados com métodos, dinheiro ou comportamento. Por meio do planejamento operacional é estabelecido a sequencia de passos ou etapas a serem seguidos, podem ser transformados em rotinas por meio de fluxogramas ou listas de