relatorio porosidade
A umidade do solo controla a aeração, a temperatura e a resistência mecânica do solo, que são afetadas pela densidade do solo e distribuição do tamanho de poros. Esses fatores físicos interagem e regulam o crescimento e a funcionalidade das raízes, com reflexo no crescimento e produtividade das culturas.
1.1 Porosidade do solo
A porosidade do solo pode ser alterada por práticas de manejo e assim influenciar a produtividade. A disponibilidade de água, a difusão de oxigênio e a resistência ao crescimento radicular são as possíveis alterações oriundas das práticas de manejo que alteram a porosidade e consequentemente, a densidade do solo. O processo de consolidação acarreta no aumento da densidade, resistência do solo à penetração e na redução da macroporosidade.
O valor da densidade do solo apenas determina o volume de vazios, o qual é conhecido como porosidade total. Os poros no solo possuem diversos tamanhos e formas, o que determina a sua função dentro do perfil. Os poros do solo são classificados conforme seu diâmetro. Os macroporos possuem diâmetro superior a 0,08 mm e os microporos um diâmetro inferior a este, já a porosidade criada por raízes, minhocas e outros organismos constituem um tipo muito importante de poros chamados de bioporos.
1.1.1 Macroporos
Os macroporos permitem a livre movimentação do ar e a condução da água durante o processo de infiltração. Eles são grandes o suficiente para permitir o desenvolvimento do sistema radicular e abrigar organismos de menor tamanho que habitam o solo. Estes poros podem ocorrer como espaços entre os agregados ou como fissuras entre blocos e/ou prismas. Os bioporos normalmente possuem formato tubular e podem ser contínuos, atingindo um metro de comprimento ou mais. Em alguns solos argilosos, os bioporos são a forma predominante de macroporos, facilitando o desenvolvimento radicular. Estrutura e textura influenciam as quantidades relativas de macroporos e microporos presentes no