Determinação da massa especifica dos líquidos
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO.
Bacharelado em Engenharia Mecânica
Laboratório de Fenômenos de Transporte
DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DOS LÍQUIDOS
FERNANDO FERNADES
RA: 13.6625-1
KENEDY TOLOTO
RA: 13.3863-1
WILLIAN AVELINO
RA: 13.1530-8
PROFESSOR ME. VALTER LUÍS ZULIANI STROPPA
Santa Barbará d´Oeste, Fevereiro de 2015.
INTRODUÇÃO Temos como o principal objetivo determinar a massa específica dos líquidos, com o uso de densímetro e usando como fundamentação o empuxo e princípio de Arquimedes.
O principio de Arquimedes explica que um objeto mergulhado em um fluido parado sofre uma força vertical para cima, igual ao peso do líquido que é deslocado (Silva, 2014).
Teoricamente o empuxo é massa vezes a gravidade, já por sua vez a massa específica do objeto é igual a massa do objeto dividido pelo seu volume.
MATERIAIS E MÉTODOS
4 picnometros
4 provetas
1 densímetro
1 balança
1 béquer de álcool
1 béquer de gasolina
1 béquer de diesel
1 béquer de querosene
Água
Primeiramente medimos a massa de cada picnômetro vazio em uma balança. Em seguida enchemos os picnômetros com água e pesamos a sua massa novamente na balança, com estas informações encontramos o volume de cada picnômetro, a partir da fórmula da massa e volume.
Após esvaziarmos os picnometros e seca-los para que não haja interferência nas medidas, enchemos novamente os 4 picnômetros: no entanto o picnômetro 1 foi colocado o álcool, no picnômetro 2 a gasolina, no picnômetro 3 o diesel e no 4º picnômetro o querosene, e assim pesamos cada picnômetro com liquido diferente na balança, para obtermos suas massas, após a medição conseguimos descobrir a massa específica de cada líquido, a partir da fórmula de massa e volume.
Colocamos os líquidos nas suas respectivas provetas, para serem medidas com o densímetro, para aferirmos as suas respectivas densidades específica dos líquidos.
Após a comparação teórica e