TRABALHO DE FILOSOFIA
C. E. A. A
NOMES: Luiz Filipe N°32 Christian M. N°10 Jean Pierre N°23 João Victor N°24 Estudo Dirigido – Só Respostas
1°-As Regras Lógicas para o pensamento grego são importantes, pois qualquer processo mental que se produz na psique das pessoas (não em todo o pensamento), constitui um objeto de estudo lógico.
2°- O logos é entendido como a liguagem-discurso e pensamento-conhecimento que conduziu os filósofos a indagar se o logos obedecia ou não a regras, possuía ou não formas, princípios e critérios para o seu uso e funcionamento.
3°- Heráclito afirmava que tudo estava em constante mudança, mas que não ocorriam transformações nas coisas, ou seja, elas não passavam a ser novas coisas por causa da mudança ocorrida.
Parmênides afirmava que se as coisas se transformam então elas deixam de ser o que são para poderem se tornar novas coisas.
4°- Para contrapor ao debate entre Heráclito e Parmênides, surge Platão, que nos oferece uma nova concepção de como o ''ser'' percebe o mundo, de como o ser interpreta o mundo. Para Platão é possível dividir o mundo em dois aspectos: o primeiro, o mundo sensível, que na verdade é aquele que provem da nossa experiência sensível com as coisas do mundo. É o mundo material ou físico, que por sua vez para Platão, não passa de uma aparência ou uma cópia do mundo real. Já outro mundo inteligível, é o mundo das idéias, onde está as essências verdadeiras, aquilo que é imutável.