aula calagem
Eliane Minervina de Castro
O COMEÇO
A fotossíntese é a fonte primária de energia, gerando material orgânico que serve como alimento básico da cadeia alimentar nos ecossistemas aquaculturais.
Através da fotossíntese, o fitoplâncton produz de 50 a 95% do oxigênio nos sistemas aquaculturais.
O plâncton chega a consumir cerca de 50 a 80% do oxigênio dissolvido em processos respiratório. Um equilíbrio entre fotossíntese e respiração é pré-requisito para a manutenção de uma constante composição química da água.
Quando a fotossíntese supera a respiração por períodos prolongados pode ocorrer uma sobrecarga de material orgânico no sistema.
Quando a respiração excede a fotossíntese, ocorrerá um balanço negativo nos níveis de oxigênio dissolvido no sistema.
EQUAÇÃO GERAL DA FOTOSSÍNTESE
12H2O + 6CO2 → 6O2 + 6H2O + C6H12O6
A respiração e a fotossíntese injetam e removem, diariamente, grandes quantidades de oxigênio e gás carbônico nos sistemas aquaculturais.
O gás carbônico gera uma reação ácida na água, esta pode apresentar flutuações diárias nos valores de pH.
Valores extremos de pH prejudicam o crescimento e a reprodução dos peixes e, até mesmo, podem causar mortalidade massiva.
. O pH também regula a toxidez de metabólitos como a amônia e o gás sulfídrico. A remoção massiva de CO2 do sistema durante períodos de intensa atividade fotossintética, vai causar desequilíbrio:
2HCO3 - = CO2 + CO3 + H2 O
CO3 + H2 O = HCO3 - + OH-
Equilibrada
Causou desequilíbrio
A presença de íons Ca2+ e Mg2+ livres na água (componentes maiores da dureza total) é de fundamental importância ao funcionamento do sistema tampão. Estes íons ajudam na imobilização dos íons CO3 = , formando compostos menos solúveis, como os precipitados de CaCO3 e MgCO3 .
A calagem de viveiros é prática bastante utilizada para elevar a alcalinidade, reforçando o sistema tampão da água. A calagem, à medida em que contribui com o aumento nas reservas de bicarbonato e carbonatos nos sistemas aquaculturais,