trabalho bio fer
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia Rural
Disciplina de Biologia e Fertilidade do Solo
Aluno: Felipe Francisco
Recomendação de Adubação Orgânica para Pastagem
“Rolas pelo cano”
Forrageiras: Missioneira gigante (Axonopus catarinensis); Capim Elefante Anão (Pennisetum purpureum cv. Mott); Amendoim Forrageiro (Arachis pintoi); Aveia Preta (Avena strigosa); Azevém (Lolium multiflorum Lam.); Trevo Vermelho (Trifolium pratense); Ervilhaca (Vicia villosa).
- Características importantes: - Já há implantada parte da pastagem com missioneira gigante, esta já encontra-se bem estabelecida, com cinco anos.
- A Expectativa de produção desta pastagem é de 15 toneladas por hectare por ano;
- A pastagem é destinada ao gado leiteiro, e manejada sob os preceitos do Pastoreio Voisin. O gado consome sal mineral, capim elefante e ração além do pasto.
1. Adubação recomendada pelo Rolas.
Primeiro ano:
Nitrogênio: Pelo o teor de matéria orgânica deste solo ser superior a 5 % (5,4%), aplica-se menos que 100 kg de nitrogênio por hectare em um ano. Porém, como se espera produzir 15 toneladas por hectare por ano, recomenda-se um total de 100kg por hectare por ano.
Fósforo: É recomendado aplicar 130 kg de fósforo por hectare a cada ano, pois o teor de fósforo deste solo é muito baixo e espera-se uma produção de 15 toneladas por hectare por ano.
Potássio: Aplicar 110 kg de potássio por hectare, já que a disponibilidade de K neste solo é baixa e espera-se uma produção de 15 toneladas por hectare por ano;
Segundo e Terceiro Anos:
Nitrogênio: A recomendação de nitrogênio é igual para todos os anos.
Fósforo: É recomendado aplicar 110 kg de fósforo por hectare a cada ano.
Potássio: Aplicar 90 kg de potássio por hectare.
2. Adubação Orgânica para o Primeiro Ano (implantação da pastagem).
Há diversas formas de aplicar essas quantidades de nutrientes com adubação orgânica. Neste caso será