relatório quimica analitica
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA
DETERMINAÇÃO DO ALUMÍNIO TROCÁVEL DO SOLO
Alunos: Alex José Santa Rosa 589381 Christian Gramasco 572969 Guilherme Ribeiro Fantini 610623 Rodrigo Singulane Gonçalves 589594 Thales Rossi 589625
Araras
10/11/2014
Índice
1. Introdução ________________________ 3
2. Objetivos _________________________ 4
3. Materiais e Métodos ________________ 4
4. Resultados e Discussão _____________ 5
5. Conclusão ________________________ 6
6. Referências _______________________ 7
RESUMO
O relatório apresenta a descrição da determinação de Alumínio trocável do solo em amostras de solo (AM2). A aula prática usa a técnica gravimétrica, utilizando-se dos deslocamentos dos equilíbrios químicos. Todas as etapas do procedimento são reproduzidas detalhadamente. Obteve-se uma amostra de solo (AM2) a qual foi analisada e encontrou-se a determinação de alumínio trocável do solo.
1. Introdução
O alumínio (Al) é o elemento metálico mais abundante na crosta terrestre, em temperatura ambiente se apresenta na forma de sólido e tem várias utilidades para o ser humano, podendo estas ser na indústria aeronáutica, automobilística, química e até em embalagens.
A presença de alumínio no solo pode acarretar alguns problemas envolvendo principalmente as plantas, devido à acidez do solo. O alumínio é o principal fator que reduz o crescimento de plantas em solos ácidos devido a sua hidrolise. Diferentes espécies de plantas têm diferentes níveis de tolerância à concentração de alumínio no solo, podendo variar de grande tolerância a pequena tolerância e presença de diferentes mecanismos de defesa contra a contaminação desse metal.
A hidrolise do alumínio se da de tal forma que a espécie Al3+ predomina em meios ácidos enquanto espécies como Al(OH)2+ se formam com o aumento do pH. Em meios próximos a