trabalho mecanica dos fluidos 1
Introdução 1
Referencial Teórico 2
Objetivo Geral 3
Objetivo Específico 3
Materiais 3
Procedimento Experimental 4
Medição feita com picnômetro 5
Medição feita com o Densímetro 7
Medição feita com Balão Volumétrico 9
Resultado da pesagem dos instrumentos Vazios 10
Cálculos 11
Conclusão 12
Introdução
A experiência realizada teve o intuito de determinar a massa específica e peso especifico de determinadas substâncias.
Muitas vezes, confunde-se densidade com massa específica, talvez por serem semelhantes quanto ao âmbito da fórmula, mas estas diferem justamente pelo fato de a densidade ser adimensional enquanto que a massa específica possui uma determinada unidade. Isto ocorre porque a massa específica é calculada a partir de dados experimentais de uma substância, enquanto que a densidade é calculada a partir de uma substância, a qual é tomada como referência para se calcular a densidade de outras substâncias. Geralmente, essa substância referência é a água.
A determinação da massa específica de uma substância experimentalmente é muito simples, pois basta calcular a diferença de volume ocasionada quando esta estiver imersa em um líquido. O valor numérico da massa específica e da densidade, para que melhor se possa compreender, é como se determinasse o peso dessa substância.
Referencial Teórico
Conceito de Densidade: A densidade absoluta é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume
A massa específica dos sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de
Unidades é expressa em quilograma por metro cúbico (kg/m3). A massa específica absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma massa específica própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
O Princípio de Arquimedes explica que um fluído em equilíbrio age sobre um sólido nele imerso (parcial ou totalmente) com uma força vertical orientada de baixo para cima, denominada empuxo, aplicada no centro de gravidade do volume de fluído