Mecânica dos Fluídos
No âmbito da tecnologia, a electromecânica consiste na combinação das ciências e técnicas da electrotécnia com as da mecânica, não podendo, por causa desta ultima, distanciar-se dos estudos e/ou aplicações da mecânica dos fluídos.
Nesta ordem de ideias, veremos neste trabalho as principais características dos fluidos, respeitantes a conservação de massa, quantidade de movimento ou momento linear e momento angular, de energia, e de entropia, devendo-se ao facto de querermos mais adiante, abordar sobre a própria mecânica dos fluídos.
Ainda falaremos sobre a conservação de quantidade de movimento sendo expressa pelas equações de Navier Stokes -. Bem como a analise de um fluído caracterizado como uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento (podendo ser tensão mecânica), não importando o quão pequena possa ser essa tensão.
Veremos a posterior o princípio norteador da electromecânica, bem como suas aplicações, desde as bombas aos motores, sendo estes hidráulicos ou não.
2. Os Fluídos
Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Um subconjunto das fases da matéria, os fluidos incluem os líquidos, os gases, os plasmas e, de certa maneira, os sólidos plásticos.
Os fluidos compartilham a propriedade de não resistir à deformação e apresentam a capacidade de fluir (também descrita como a habilidade de tomar a forma de seus recipientes). Uma consequência deste comportamento é o Princípio de Pascal o qual caracteriza o importante papel da pressão na caracterização do estado fluido.
O estudo de um fluido é feito pela mecânica dos fluidos a qual está subdividida em dinâmica dos fluidos e estática dos fluidos dependendo se o fluido está ou não em movimento.
2.1 O Escoamento
Limite de escoamento, também chamado de tensão de cedência ou