Historia de Paranapiacaba
Localizada na região sudeste do município de Santo André, no limite entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar, integrante da região metropolitana de São Paulo.
Santo André possui 55% do seu território em área de mananciais, que compõem o cinturão verde da cidade de São Paulo – vegetação de Mata Atlântica.
A Vila Ferroviária de Paranapiacaba, situada no município de Santo André, SP, e o mais importante patrimonio arquitetonico “victorian style” no Brasil, proveniente da ocupação inglesa na Serra do Mar para construcao da estrada de ferro Santos-Jundiai, no final do Seculo XIX.
Clima: Sub-tropical úmido.
A vegetação e caracterizada pela Mata Atlântica.
Temperatura Média: verão – 22° C, inverno – 18° C
População Atual: 1.100 habitantes
A origem de Vila teve a primeira movimentação humana a partir dos indios tupis que a nomearam de Paranapiacaba, significando em seu idioma: “de onde se ve o mar”. Era esta a visao que tinham os povos indigenas que passavam pela regiao rumo ao planalto. Posteriormente, naquele caminho ingreme utilizado pelos indios foi construida pela Sao Paulo Railway Co., 1867, a partir da Estacao Alto da Serra, atual Estrada de Ferro Santos-Jundiai, dando origem a ocupacao da area pelos ferroviarios.
A partir de entao este passou a ser o principal meio de escoamento rapido rumo aos mercados da Europa, via porto de Santos da producao da lavoura do cafe, que chegou ao Rio de Janeiro e logo se espalhou pelo Vale do Rio Paraiba e, posteriormente, oeste paulista.
Em 1856 a entao recem-criada empresa inglesa Sao Paulo Railway Co. recebia, por decreto imperial, a concessao para a construcao e exploracao da ferrovia por 90 anos. A Vila, inicialmente um acampamento de operarios, apos a inauguracao da ferrovia, em 1867, transformouse na Estacao Alto da Serra, para cuidar da manutencao do sistema. Em funcao de sua localizacao, ultimo ponto antes da descida da serra, a Vila comecou a ganhar importancia.
Em 1946, termina o