Copia
PARANAPIACABA: PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
Relatório final “Resgate:
Histórico - Cultural da Vila de
Paranapiacaba, destina-se à conclusão do Projeto de
Iniciação Cientifica, realizado no durante o ano de 2008, pela aluna do curso de Geografia,
Nathália Deliberato Aspásio com orientação da Prof.ª orientadora
Daniela Miranda.
-----------------------------------------Orientadora Prof.ª Daniela Miranda
------------------------------------------Orientanda Nathália D. Aspásio
2
1 RESUMO
Paranapiacaba: Patrimônio da humanidade.
Paranapiacaba ou em tupi guarani “paranã apiaca aba” cuja tradução: “Lugar de onde se vê o mar”.
Em dias claros, esta era a visão que tinham os povos indígenas que passavam por ali, depois de subir a Serra do Mar rumo ao planalto, e que atualmente os turistas da Vila de Paranapiacaba podem vislumbrar através do mirante ou de uma das várias janelas do “castelinho” antiga moradia do engenheiro-chefe da ferrovia.
No século XIX, naquele caminho íngreme utilizado pelos índios, desde os tempos pré-coloniais, seria construída uma estrada de ferro que mudaria a paisagem do interior paulista e ocasionaria a fundação da vila de Paranapiacaba.
A Vila de Paranapiacaba e seu entorno constituem uma porção de território de grande importância histórica, cultural e ambiental. Registra um período que mostra a influência da cultura inglesa, ou ainda, a construção da arquitetura e da tecnologia inglesa sobre uma porção do território natural brasileiro que é mata Atlântica.
As origens da ocupação da Vila de Paranapiacaba estão associadas à construção da ferrovia “São
Paulo Railway”, a tecnologia, vinda da Europa, enfrentou, em São Paulo, o desafio de vencer o grande desnível da Serra do Mar, que separava o planalto paulistano da Baixada Santista, ou seja, a ligação das principais regiões produtoras do café ao seu porto exportador. A implantação da ferrovia baseou-se em duas fases distintas: a