cópia
1 – interprete essa pintura de Magritte. É possivel relacioná-la com a concepção do conhecimento como representação? Em sua opinião arepresentação poderia ser idêntica à realidade?
ANÁLISE E ENTENDIMENTO
1 – Para que os filósofos investigam o processo do conhecimento?
2 – Analise a relação entre conhecimento e representação, deacordo com a tese representacionista.
3 – quais são os pólos tradicionalmente identificados no processo do conhecimento? Explique cada um deles e sua relação.
4 – Confronte o idealismo com o realismo.CONVERSA FILOSÓFICA
1 – Qual doutrina faz mais sentido para você, a realista ou a idealista? Por quê? Reflita sobre essa questão. Depois reúna-se com colegas e procure argumentar a favor de suaposição.
ANÁLISE E ENTENDIMENTO
5 – Ao nascermos, nossa mente é como um papel em branco. Explique essa afirmação, quem a formulou e que corrente pertence?
6 – Somente devemos deixar-nos persuadirpela evidência de nossa razão. Comente essa frase.
7 - De que maneira Kant resolve o impasse criado por racionalistas e empiristas?
CONVERSA FILOSÓFICA
2 –Razão ou experiência
“Penso, logoexisto” . Esse conhecimento a que chegou. Descartes em suas Meditações está fundado na razão ou na experiência? Reúna-se com colegas para debater esse tema.
CONEXÕES
2 – Relacione a capacidade humanade conhecer a verdade em relação às seguintes áreas física, história, política, comportamento e artes, Em sua o´pinião, cada uma dessas áreas se identifica, mais com qual corrente: dogmática, cética,relativista, probabilista, etc?
ANÁLISE E ENTENDIMENTO
8 – Que relação se pode estabelecer entre verdade (ou conhecimento verdadeiro) e representação?
9 – Para o filósofo francês Jacques Maritain(1882 – 1973), aqueles que duvidam plenamente da possibilidade de conhecer “só poderiam filosofar guardando um silêncio absoluto – mesmo no interior de suas almas.” Comente essa afirmação.